Cremesp promove debate sobre educação médica durante a pandemia

As interferências geradas pela pandemia no processo educativo e na formação médica foram discutidas no debate “Educação médica durante a pandemia”, promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), em 25/08, em formato online. O evento foi intermediado pela conselheira Maria Camila Lunardi, e protagonizado pelo coordenador do curso de Medicina e do Centro de Habilidades e Simulação da UNIFESP, Aécio Flávio Teixeira de Góis, e pelo gestor do curso de Medicina da Faculdade Santa Marcelina, Pedro Felix Vital Junior.

Leia mais

Após live do Cremesp, SPSP publica documento com orientações para retorno às aulas

A discussão promovida durante a live “Volta às aulas sob o olhar da Pediatria”, realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), em 31 de agosto, serviu como embasamento para a publicação de documento com orientações para retorno às aulas presenciais, feito pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), cujos membros também participaram do evento.
Leia mais

Volta às aulas sob o olhar da Pediatria é tema de debate promovido pelo Cremesp em parceria com a SPSP

Aspectos clínicos, psicoemocionais e sociais do retorno às aulas presenciais, em meio à pandemia de covid-19, foram tema de live promovida pelo Cremesp, no dia 31 de agosto, em parceria com a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). O encontro, que teve por objetivo orientar os pediatras para atender às demandas das famílias, contou com abertura da presidente do Cremesp e neuropediatra, Irene Abramovich, e foi mediado pela conselheira e coordenadora da câmara, Paula Yoshimura Coelho.

Leia mais

Em lançamento de obra, a Dra. Ho Yeh Li informa o que mudou na pandemia desde sua primeira live

No dia 25 de março deste ano, pouco se sabia a respeito docomportamento – e as consequências – do Sars-CoV-2, coronavírus responsável pela pandemia de covid-19. À época, para nortear os médicos, o Cremesp promoveuaula virtual com a infectologista Ho Yeh Li, coordenadora da UTI de infectologia do HC-FMUSP – cujo alcance ficou próximo a142 mil visualizações, tamanha carência de dados na área. Em 19 de agosto, a médica voltou à Casa para comentar o que mudou desde a live anterior, que originou várias outras no assunto, em evento comemorativo ao lançamento do livro Manual do Cremesp de melhores práticas clínicas na covid-19, que está disponível para download gratuito.

Leia mais

Fármacos com indicação off label para covid-19 deverão seguir regras de controle mais rígidas da Anvisa

A prescrição, dispensação e escrituração de cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina passaram a ter controle mais rígido, estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da RDC nº 405, de 22 de julho de 2020.

Leia mais

Administração de leitos hospitalares, referências e contrarreferências de covid-19 são abordados em live no Cremesp

Em meio à pandemia de covid-19, a administraçãode leitos hospitalares, referências e contrarreferências para o atendimento aos pacientes tornou-se um desafio ainda maior para os gestores da área da saúde. No entanto, a experiência bem-sucedida que a médica e gestora hospitalar Erika Paiva Ortolan apresentou, em live promovida pelo Cremesp no dia 28 de julho, está ajudando a mudar esse cenário.

Leia mais

Cremesp promove encontro virtual para discutir a atual pandemia da covid-19 e sua nova publicação online

Em mais uma live, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) promoverá, na próxima quarta-feira (19/08), às 19h,  um encontro virtual com os palestrantes e colaboradores de sua nova publicação online “Manual do Cremesp de melhores práticas na Covid-19”, que discutirá o atual cenário de pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Leia mais

Cremesp lança e-book sobre covid-19, com opção gratuita para download

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) está lançando o livro Manual do Cremesp de Melhores Práticas Clínicas na Covid-19, publicação que reúne conteúdo técnico e baseado em evidências para médicos, com informações detalhadas para auxiliar a rotina no enfrentamento da doença e oferecer aos pacientes o que há de melhor em termos de conhecimento médico.

Leia mais

Volta a circular nas redes sociais falso “Protocolo para tratamento da Covid-19” desmentido pelo Cremesp em maio de 2020

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) informa que voltou a circular nas redes sociais um documento falso, que leva a logomarca do Cremesp, intitulado “Protocolo para tratamento da Covid-19”, em que são apontadas fases da doença e medicações para cada período. Este documento não é de autoria do Conselho e foi identificado pelo órgão, pela primeira vez, em 25 de maio de 2020.

O Conselho repudia veementemente este tipo de atitude, que só traz prejuízos à saúde da população e aos médicos e demais profissionais de saúde que há meses estão na linha de frente no combate à pandemia, trabalhando ética e profissionalmente em prol de milhares de vidas. A autoria da notícia falsa está sendo apurada pelas autoridades competentes, para eventuais medidas administrativas, éticas e jurídicas cabíveis.

O Cremesp orienta médicos, profissionais e população em geral que, ao receber qualquer documento e/ou informação pelas redes sociais, é importante checar a procedência, nos canais de comunicação do Cremesp, antes de repassar. As informações oficiais sobre a Covid-19 estão compiladas no hotsite criado especificamente para isso: covid-19.cremesp.org.br.

Para atendimento aos médicos e profissionais de saúde durante a pandemia de Covid-19, foram criados canais exclusivos. Denúncias e dúvidas podem ser encaminhadas para o número de WhatsApp: (11) 98286-3722 ou para o e-mail covid-19@cremesp.org.br. Informações e orientações atualizadas estão disponíveis no hotsite

Cremesp promove live sobre alocação de recursos escassos durante a pandemia da Covid-19

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) promoveu a live “Alocação de recursos escassos durante a pandemia”, em 13 de julho, com aulas dos médicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (HCFCM-Unicamp), Thiago Martins Santos, Flavio César de Sá e Diego Lima Ribeiro. O encontro foi coordenado pela conselheira Maria Camila Lunardi, que é uma das responsáveis pela Delegacia Regional do Cremesp em Campinas.
Leia mais