Sobre o CREMESP

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) é uma autarquia federal, sem fins lucrativos, fundada no dia de 30 de setembro de 1957. O Cremesp trabalha em benefício da sociedade, na supervisão da ética profissional médica por meio de ações:

• Regulamentadoras, com a formulação de resoluções e pareceres;
• Fiscalizadoras das condições de trabalho médico em instituições de saúde;
• Judicantes, no recebimento de denúncias e apuração dos casos e abertura de sindicâncias e processos ético-profissionais;
• Cartoriais, com o registro de cerca de 134 mil profissionais ativos e aproximadamente 50 mil empresas ativas, e ações educacionais, com o estímulo à educação continuada;
• Políticas para a promoção da saúde.

O Cremesp é composto por 40 conselheiros eleitos entre médicos do Estado de São Paulo e dois indicados pela Associação Paulista de Medicina, totalizando 42 conselheiros, com mandato de cinco anos de representação. Entre os conselheiros, são eleitos 13 deles para compor a Diretoria, com mandato de 30 meses. Ou seja, há uma alternância de cargos entre os membros do Conselho na metade do período da gestão.

O Conselho possui, atualmente, cerca de 135 mil médicos ativos em todo Estado de São Paulo, o que representa quase um terço dos profissionais atuantes em todo o País.