Cremesp realiza projeções, em prédio da sede antiga, com imagens de médicos que estão atuando na linha de frente do combate à covid-19

Em homenagem e em agradecimento aos médicos que estão trabalhando no enfrentamento da pandemia da covid-19, o Cremesp está projetando, desde quarta-feira (22/04), das 18h30 às 19h30, na lateral do prédio de sua antiga sede, imagens desses profissionais de todo Estado, que estão atuando na linha de frente do combate ao coronavírus. As projeções, em respeito à lei cidade limpa, ocorrerão diariamente, neste mesmo local e horário, e se estenderão até 6 de maio.

A iniciativa faz parte da campanha “#OMEUOBRIGADO”, promovida pelo Conselho em suas redes sociais, e inspirada na ação “#ILMIOGRAZIE”, lançada pelos italianos como forma de prestigiar os médicos que dedicam suas vidas para combater a covid-19, responsável por provocar mais de 25 mil mortes na Itália, como demonstra o mapa mundial atualizado da Johns Hopkins University.

Para o Cremesp, estes profissionais da saúde, desde o início da pandemia, têm sido verdadeiros heróis, trabalhando, muitas vezes, sem as condições de segurança necessárias, em um País que, até o momento, já totalizou mais de 46 mil casos confirmados, com cerca de 3 mil óbitos.

Além das projeções, que poderão ser vistas na rua da Consolaçãonº 753, as imagens dos médicos também foram previamente publicadas individualmente no Instagram (@cremesp_crm) e fixadas na página do Facebook do Conselho, com as devidas autorizações.

Iniciativas
Em paralelo às homenagens aos médicos, o Cremesp também está empenhado em promover orientações e elucidações sobre o novo vírus, de modo a auxiliar e estes profissionais no combate à doença. Para isso, estão sendo realizadas, semanalmente, palestras onlines com diversos especialistas renomados da área da Medicina, que já trataram temas como “Manejo clínico da covid-19”“Ventilação mecânica e covid-19”“Achados necroscópicos e histopalógicos da covid-19”“Fluxo de Declaração de Óbito”“Aspectos sanitários da covid-19”, “Impacto da covid-19 na saúde mental do médico e da população” e “Manuseio das vias aéreas do paciente na covid-19”.

Na próxima segunda-feira (27/04), será ministrada a aula “Achados radiológicos na covid-19”, pelo dr. Gustavo Meirelles, médico radiologista torácico do grupo Fleury, em todas as redes sociais da autarquia. Esta explanação, assim como as demais (que já encontram-se disponíveis), será publicada, na íntegra, em nosso canal do YouTube.

Outra novidade, promovida pelo Conselho, foi a criação de um hotsite (covid-19.cremesp.org.br) específico sobre o coronavírus, contendo recomendações e instruções aos médicos, como, por exemplo, sobre o fluxo de atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados para covid-19 e o modo correto de utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, a plataforma oferece guidelines, literatura médica e links úteis com informações atualizadas, entre outros.

A autarquia também implementou um canal direto entre os médicos e o Cremesp, no qual os profissionais poderão encaminhar dúvidas e demandas, relativas à pandemia, para o número de WhatsApp (11) 98286-3722 (não recebe ligações de voz) ou para o e-mail covid-19@cremesp.org.br, que serão compiladas e respondias no próprio hotsite.

Recentemente, foi adicionado ao novo site o campo “benefícios aos médicos”, que contém descontos e promoções oferecidos por empresas, como parte do agradecimento de toda sociedade pelo trabalho que está sendo feito no enfrentamento ao novo vírus.

O Cremesp, como defensor da boa Medicina, reitera que continuará atuando em prol da comunidade médica e da população no combate à covid-19, oferecendo orientações e informações atualizadas, e lutando contra a disseminação de falsos tratamentos e fake news, alusivos à doença.

Veja também:
Em conquista histórica, Cremesp consegue liminar que impede profissionais de promover falsos tratamentos alusivos ao covid-19

Cremesp abre agendamento de atendimento presencial para registros de PF e PJ, contribuindo com enfrentamento do coronavírus

Cremesp alerta para a gravidade da covid-19 e reforça a importância do distanciamento social

Cremesp solicita que médicos e outros profissionais de saúde sejam testados mesmo quando tenham sintomas leves

Cremesp acredita que médicos estão dispostos a atuar voluntariamente contra a pandemia e contesta medida do Ministério da Saúde

Cremesp denuncia Instituto Adolfo Lutz por armazenagem inadequada de amostras para testes de covid-19

Cremesp suspendeu o registro profissional de Isabella Abdalla, médica que divulgava soroterapia como prevenção a coronavírus

Cremesp reafirma posição contrária à obrigatoriedade do cadastramento obrigatório para médicos