Cremesp denuncia Instituto Adolfo Lutz por armazenagem inadequada de amostras para testes de covid-19

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) enviou ofício ao Ministério Público e à Secretaria de Estado de Saúde, neste dia 10 de abril, com relatório de fiscalização realizada no Instituto Adolfo Lutz.

Durante fiscalização, realizada pelo Conselho no dia 9 de abril, foram encontrados indícios de irregularidades em relação ao acondicionamento das amostras para testes de covid-19. Cerca de 20 mil amostras in natura foram encontradas no Instituto, aguardando processamento para realização de teste para covid-19. Boa parte delas estava em geladeiras indicadas para a conservação desse tipo de amostras por até 72 horas, uma vez que atingem temperaturas entre 4 a 8 graus Celsius.

Com um número tão alto de amostras na fila e capacidade atual para processar apenas 1,4 mil testes diários, a maior parte deste material corre o risco de ficar mais de 72 horas nas geladeiras comuns, o que é inadequado, de acordo com protocolos e procedimentos internos da própria instituição. Após esse período, as amostras obrigatoriamente devem ser acondicionadas em freezeres que atingem as chamadas temperaturas ultrabaixas.

Na vistoria, entre outras constatações de irregularidades, o Instituto também não demonstrou como realiza o sistema de priorização de exames, conforme determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para casos graves como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e óbitos.

Além de acionar o Ministério Público, o Cremesp abriu sindicância para investigar as responsabilidades dos médicos e gestores do instituto.

Linha direta
O Cremesp criou canais de denúncia, exclusivos para o período de pandemia de covid-19, que são avaliadas por fiscalizações. Nestes canais, médicos e profissionais de saúde podem relatar falta de insumos, EPIs ou irregularidades em seu ambiente de trabalho, entre outras.

Desde o registro do primeiro caso de covid-19 em São Paulo, já foram recebidas mais de 300 denúncias, de diversos municípios de São Paulo, incluindo a capital.

O Cremesp reitera que é importante que os profissionais de saúde estejam atentos e relatem as irregularidades. As denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais do Cremesp: tel (11) 98286-3722 (whatsapp) e email: covid-19@cremesp.org.br. Outras orientações aos médicos sobre covid-19 estão disponíveis no hotsite covid-19@cremesp.org.br (sem www).