Em lançamento de obra, a Dra. Ho Yeh Li informa o que mudou na pandemia desde sua primeira live

No dia 25 de março deste ano, pouco se sabia a respeito docomportamento – e as consequências – do Sars-CoV-2, coronavírus responsável pela pandemia de covid-19. À época, para nortear os médicos, o Cremesp promoveuaula virtual com a infectologista Ho Yeh Li, coordenadora da UTI de infectologia do HC-FMUSP – cujo alcance ficou próximo a142 mil visualizações, tamanha carência de dados na área. Em 19 de agosto, a médica voltou à Casa para comentar o que mudou desde a live anterior, que originou várias outras no assunto, em evento comemorativo ao lançamento do livro Manual do Cremesp de melhores práticas clínicas na covid-19, que está disponível para download gratuito.

Em sua fala, Ho destacou a “enorme representatividade” do Cremesp em meio à sociedade médica, tendo garantido a vanguarda, ao se tornar o primeiro a fazer uma atividade abrangente para orientar os médicos sobre a covid-19, “além de sempre se ater ao lado ético do exercício da Medicina”. Cinco meses depois do primeiro encontro, a infectologista experimentou algumas mudanças pessoais – foi infectada pelo coronavírus e precisou de isolamento –, e no contexto do atendimento aos pacientes. “Na aula inicial nem usamos máscara, algo que hoje se sabe ser necessário e obrigatório”.

Homenagem aos que se dedicaram às atividades educativas sobre a covid-19
Na mesa principal esteveIrene Abramovich, presidente do Cremesp, que destacou o trabalho árduo da Casa, por meio de uma força-tarefa que, “em tempo recorde, realizou lives, lançou livro como resultado, e produziu hotsite voltado à covid-19, como apoio aos colegas”. Ao seu lado, Angelo Vattimo, 1º. secretário; Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo, coordenador de Comunicação; e Maria Camila Lunardi, conselheira e coordenadora do Núcleo Científico da Câmara Temática sobre covid-19 da Casa – os dois últimos, organizadores da obra ora lançada.

Apesar da sensação de que “ainda há muito que aprender quanto ao Sars-CoV-2”, houve significativas descobertas em torno deste coronavírus, como a necessidade do uso de máscara. “Cinco meses atrás questionávamos qual seria o comportamento do vírus perante a elevação da temperatura no país” explica Ho. “Percebemos que não apresenta alterações conforme o clima ou limite de umidade, sendo capaz de abranger todo o Brasil, desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul”.

Outra observação feita nos últimos meses envolve as diferenças em relação ao vírus da gripe. “Creio que o que achávamos ser uma infecção comum, como influenza, seja um quadro subagudo, com sintomas a partir do 7º dia e, em casos graves, perspectiva de tempo prolongado de internação em UTI”. E completa: “aos meus residentes, digo ‘esqueça tudo o que aprendeu sobre o Pulmão de SARA (referente à Síndrome da Angústia Respiratória Aguda)’”.

Como a quantidade de estudos disponíveis na primeira live era bastante limitada e restrita à realidade chinesa, evidenciaram-se depois outros sintomas que se tornaram frequentes entre os brasileiros, como a perda parcial do olfato (hiposmia) e a perda total do olfato (anosmia), características que se tornam longas em15% dos pacientes. Essas novas observações, contudo, já foram relatadas em artigo na Revista Ser Médico, em sua edição no 90 publicada pelo Cremesp no final de abril. O artigo, cujo conteúdo também foi incluído no livro, versou sobre os aspectos clínicos da doença e teve a autoria das médicas Mônica Bannwart mendes, Camila BonfantiBaima e Patrícia Maria Sales Polla, também homenageadas no evento.

Autores e colaboradores 
O lançamento oficial do Manual do Cremesp do Manual do Cremesp de melhores práticas clínicas na covid-19 (veja mais, em box) incluiu a participação virtual dos palestrantes das livesrealizadas pelo Conselho e dos autores dos textos publicados na edição 90 da revista Ser Médico, cujo conteúdo foi utilizado para elaborar o Manual.

Como reconhecimento à sua contribuição, esses médicos foramhomenageados com uma placa e certificado pelos serviços prestados aos médicos brasileiros no enfrentamento da infecção. O Cremesp também agradeceu médicos que colaboraram como consultores para a elaboração do conteúdo do hotsitesobre covid-19, lançado pelo Conselho já em março de 2020.

Deste rol fizeram parte também outros conselheiros do Cremesp, como a Dra. Paula Yoshimura Coelho, coordenadora da Câmara Técnica de Pediatria, eo Dr. Mário Martinez, coordenador da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia – homenageados pela colaboração nos textos de covid-19 em suas áreas específicas –; a Dra. Camila Cazerta de Paula Eduardo, coordenadora da Câmara de Dermatologia, que mediou a live e revisou o conteúdo sobre este tema; o Dr.Wagmar Barbosa de Souza, patologista, por colaborar nas orientações sobre o correto preenchimento dos atestados de óbito durante a pandemia e por organizar o hotsite; e os Drs. Eliane Aboud e Silvio Sozinho Pereira, cardiologistas, por colaborarem com os textos sobre a especialidade referentes à covid-19, publicados no hotsite.

A seguir, a lista de homenageados e suas respectivas contribuições:

Colaboraram direta e indiretamente para o Manual do Cremep de melhores práticas clínicas na covid-19

Aécio Flávio Teixeira de Goes, Carolina Brandão, Eliane Aboud, Hélio PennaGuimarães, Francisco Cardoso, José Otávio Costa Auler Jr., Ricardo Goulart Rodrigues, Marcos Antônio Cyrillo, Maria Cecília de Toledo Damasceno, Mário Antônio Martinez Filho, Paula Yoshimura Coelho, Renato Stavschi, Sílvio SozinhoPereira e Suzana Lobo – contribuíram para a elaboração das recomendações do hotsite do Cremesp voltado a temas da covid-19, com consultoria e prestação de orientações técnicas. Os temas foram usados também no Manual

Alexandre Naime Barbosa, Sérgio Cimerman e Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo, texto “Potenciais Estratégias Terapêuticas de Covid-19”, revista Ser Médico n° 90. Edoardo Vattimo também organizou a obra.

Antonio Adolfo Guerra Soares Brandão
Palestra on-line – Fenômenos Tromboembólicos na covid-19

Benedito Fonseca
Palestra on-line – Virologia e Métodos Diagnósticos na covid-19

Camila Bonfanti Baima, Patrícia Maria Sales Polla ,Mônica Bannwart Mendes, texto Aspectos Cínicos da covid-19, revista  Ser Médico n° 90, usado também no Manual

Carlos Carvalho
Palestra on-line – Ventilação mecânica e covid-2019

Camila Cazerta de Paula Eduardo 
Realização e condução da livePrevenções das lesões cutâneas para EPI e manifestações dermatológicas na covid-19

Claudia Marquez Simões
Palestra on-line – Manuseio das Vias aéreas do paciente na covid-19

Denise Brandão de Assis
Palestra on-line – Aspectos Sanitários Relacionados à covid-19 no Estado de São Paulo

Diego Lima Ribeiro,Flavio César de Sá e Thiago Martins Santos
Palestra on-line – Alocação de recursos escassos durante a pandemia da covid-19

Erika Paiva Ortolan
Palestra on-line – Administração de leitos hospitalares, referências e contrarreferências de Covid-19

Gustavo Meirelles
Palestra on-line – Achados Radiológicos na covid-19

Ho Yeh Li
Palestra on-line – Manejo Clínico na covid-1
Elaboração das recomendações do hotsite do Cremesp voltado a temas da covid-19, com consultoria e prestação de orientações técnicas

Luiz Fernando Ferraz da Silva, Marisa Dolhnikoff
Palestra on-line – Achados Necroscópicos e Histopatológico da covid-19 e fluxo de atestado óbito

Maria Camila Lunardi
Realização e condução da liveAdministração de leitos hospitalares, referências e contrarreferências de covid-19 e organização do Manual

Paulo Ricardo Criado
Palestra online – Prevenção das Lesões Cutâneas pelo uso de EPI e Manifestações Dermatológicas na covid-19

Ricardo Abrantes do Amaral
Palestra online – Impacto da covid-19 na Saúde mental do médico e da população

Wagmar Barbosa de Souza
Organização do hotsite do cremesp voltado a temas da covid-19 com o texto com as recomendações sobre o preenchimento das Declarações de Óbito

Box – Manual covid-19 
Manual do Cremesp de Melhores Práticas Clínicas na Covid-19 é uma publicação que reúne conteúdo técnico e baseado em evidências para médicos, com informações detalhadas para auxiliar na rotina no enfrentamento da doença e oferecer aos pacientes o que há de melhor em termos de conhecimento médico.

A nova obra do Conselho traz informações práticas em relação ao atendimento de pacientes com covid-19, por meio do conhecimento obtido em lives que incluem assuntos como Manejo Clínico; Fenômenos Tromboembólicos; Virologia; e Ventilação Mecânica e impacto da pandemia na saúde mental do médico. As aulas foram promovidas pelo Cremesp com a participação de especialistas, referências de instituições como Faculdade de Medicina da USP; Universidade Estadual Paulista (Unesp); e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Fotos: Osmar Bustos