Infarto Agudo do Miocárdio em pacientes com Covid 19

O Coronavírus é uma pandemia que tem afetado milhões de pessoas ao redor do mundo, sobrecarregando o sistema de saúde mundial como um todo. Desde os primeiros dados catalogados na China, a elevação da Troponina tem sido implicada com lesões miocárdicas e está intimamente associado ao aumento da mortalidade.

Uma grande proporção desses pacientes afetados com maior gravidade apresentam doença cardiovascular prévia ou fatores de riscos cardiovasculares. A injúria miocárdica em pacientes com COVID-19 pode se dever devido a ruptura de uma placa já existente, a tempestade de citocinas,  injúria por hipóxia(alta demanda metabólica e baixa reserva cardíaca) , espasmo coronariano, trombose ou lesão no próprio endotélio.

Leia mais

Coronavirus e suas implicações ao sistema cardiovascular

A pandemia por coronavírus-2019 (COVID-19) é caracterizada por uma doença infecciosa aguda que pode levar a uma grave pneumonia e síndrome da angústia respiratória aguda, podendo também apresentar manifestações extrapulmonares e outras complicações. Uma grande proporção de pacientes tem doença cardiovascular subjacente e/ou fatores de risco cardíacos, que se associam à alta morbimortalidade, como sexo masculino, idade avançada e presença de hipertensão arterial, diabetes mellitus, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca e doenças cerebrovasculares, e que tem implicações significativas nesse grupo de indivíduos. Primeiro, aqueles com COVID-19 e doença cardiovascular preexistente têm um aumento do risco de agravamento e morte. Segundo, a infecção tem sido associada a múltiplos fatores diretos e indiretos para complicações cardiovasculares, incluindo lesão aguda do miocárdio como miocardite, síndrome coronariana aguda das mais diferentes formas de apresentação, exacerbação de insuficiência cardíaca, arritmias e tromboembolismo sistêmico. Terceiro, as terapias sob investigação para COVID-19 podem ter efeitos cardiovasculares adversos. Quarto, a resposta ao COVID-19 pode comprometer a triagem rápida de pacientes não-COVID-19 com condições cardiovasculares agudas. Finalmente, a prestação de cuidados cardiovasculares pode colocar a saúde dos profissionais em posição de vulnerabilidade  à medida que se tornam hospedeiros ou vetores de transmissão de vírus.

Leia mais