Pandemia de Covid-19 é tema da Revista Ser Médico de maio

A edição número 90 da Revista Ser Médico traz um panorama sobre a pandemia de Covid-19 e os desafios que o novo coronavírus impôs para a ciência do mundo inteiro.

Um dos destaques do conteúdo é o dossiê que aborda desde o histórico das 12 piores pandemias da história pelo mundo, passando pelos desafios atuais do novo coronavírus SARS-CoV-2 e seus aspectos clínicos, até a busca por medicamentos e tratamentos eficazes.

Em entrevista à revista, a infectologista Ho Yeh Li conta como foi sua experiência na China durante as primeiras semanas de pandemia, além de relatar seu dia a dia, após ter descoberto estar infectada pela Covid-19.

Para Edoardo Vattimo, coordenador de Comunicação do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), esta é uma edição muito especial, pois destaca o heroico trabalho desenvolvido por médicos, demais profissional de saúde e cientistas no mundo inteiro, no combate diário e incansável a esta nova doença.

“A Covid-19, afetou nosso estilo de vida e tem provocado grandes polêmicas filosóficas e bioéticas, colocando em xeque o conceito de liberdade individual. Mas a bravura e o comprometimento com a vida que os profissionais de saúde têm demonstrado no mundo inteiro, diante de tantos riscos e dificuldades, talvez seja o único ponto inquestionável diante de todo esse cenário”, comenta.

Entre os outros temas tratados na revista estão ainda o limite da privacidade do cidadão e a vivência dos jovens médicos residentes na linha de frente do combate à pandemia.

A Revista Ser Médico é uma publicação trimestral do Cremesp, distribuída para mais de 150 mil médicos do Estado de São Paulo.

Para saber mais e ler as reportagens na íntegra, acesse a versão digital da Revista Ser Médico.