Cremesp lança e-book sobre covid-19, com opção gratuita para download

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) está lançando o livro Manual do Cremesp de Melhores Práticas Clínicas na Covid-19, publicação que reúne conteúdo técnico e baseado em evidências para médicos, com informações detalhadas para auxiliar a rotina no enfrentamento da doença e oferecer aos pacientes o que há de melhor em termos de conhecimento médico.

A nova obra do Conselho traz informações práticas em relação ao atendimento de pacientes com covid-19, por meio do conhecimento obtido em lives que incluem assuntos como Manejo Clínico; Fenômenos Tromboembólicos; Virologia; Ventilação Mecânica e impacto da pandemia na saúde mental do médico. As aulas foram promovidas pelo Cremesp com a participação de especialistas, referências de instituições como Faculdade de Medicina da USP; Universidade Estadual Paulista (Unesp); e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Organizada pelos médicos e conselheiros do Cremesp Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo e Maria Camila Lunardi, a publicação, em formato digital, está disponível para download gratuito no site do Cremesp.

De acordo com Edoardo, desde o início da pandemia no Brasil, o Cremesp passou a organizar aulas on line, que permitiram perguntas de plateia virtual,  como estratégia de resposta aos pares sobre uma doença ainda desconhecida, trazendo dados clínicos quanto ao manejo de pacientes portadores do Sars-CoV-2.

“O conteúdo ficou tão rico que a Casa achou por bem disponibilizá-lo para download, permitindo que se obtenham informações esmiuçadas e úteis no dia a dia dos atendimentos”, comenta.

Além das lives, o conteúdo contém informações compiladas de matérias publicadas no hotsite criado pelo Cremesp para orientar e atualizar os médicos e profissionais de saúde sobre o novo coronavírus, iniciativa pioneira do Conselho paulista, veiculada logo em março de 2020.