Hospital das Clínicas da USP desenvolve ferramenta para auxiliar médicos no diagnóstico de covid-19 em hospitais da rede pública e privada

No momento em que o novo coronavírus continua avançando pelo país – e diversos estados e municípios enfrentam dificuldades para adquirir ou processar os testes específicos para detectar a doença –, o Hospital das Clínicas da USP (HCFMUSP), com o apoio de 16 parceiros – incluindo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), desenvolveu o RadVid-19.

Trata-se de uma plataforma de acesso gratuito que permite saber, numa escala de 0 a 100, a probabilidade de um paciente ter sido infectado pela Covid-19, por meio de códigos que avaliam imagens de uma tomografia de pulmão e identificam padrões de comprometimento pulmonar causados pelo coronavírus.

Dessa forma, o RadVid-19 auxilia o médico na avaliação diagnóstica,  resultando em tomadas de decisão mais rápidas e precisas. Além disso, permite à equipe acomodar um paciente o quanto antes em leito adequado, com menor risco de contaminação a outros doentes, em caso de alta probabilidade de o caso ser de COVID-19.

Para ter acesso à ferramenta, basta que os hospitais cadastrem seus médicos e radiologistas do corpo clínico no site da plataforma. A partir daí, uma equipe do Instituto de Radiologia do HCFMUSP entrará em contato e auxiliará na realização do cadastro e das configurações iniciais.

O RadVid está disponível, gratuitamente, a hospitais de qualquer porte, da rede pública ou privada. Acesse e contribua para o combate à pandemia de forma mais eficiente e segura.